Internacional

Boluarte nomeia seu quarto primeiro-ministro em meio a protestos no Peru

Publicidade
Carregando...

A presidente do Peru, Dina Boluarte, nomeou nesta quarta-feira (14) seu novo chefe de gabinete em meio a mais um dia de protestos contra seu impopular governo devido às extorsões do crime organizado.

A mandatária designou Eduardo Arana como substituto de Gustavo Adrianzén, que foi forçado a renunciar na terça-feira, antes que o Congresso votasse uma moção de censura contra ele.

Boluarte, cuja popularidade de 2% bate recordes históricos, deu posse ao seu quarto primeiro-ministro em 30 meses de governo, segundo uma cerimônia transmitida pela emissora estatal.

Arana, de 59 anos, exercia o cargo de ministro da Justiça desde setembro de 2023.

Novas manifestações ocorreram nesta quarta-feira para protestar contra a crescente crise de segurança, evidenciada principalmente pelo aumento das extorsões.

A presidente teve que renovar sua equipe de governo antes de enfrentar o voto de censura no Congresso, que refletiu a ira popular ao questionar a falta de resultados no combate ao crime organizado.

Encurralada pelas críticas, a presidente enviou os militares às ruas de Lima em apoio à polícia, com base no estado de emergência decretado em março.

Durante a cerimônia de posse de Arana, a presidente de 62 anos ratificou 16 ministros em seus cargos.

O presidente do Congresso, Eduardo Salhuana, havia pedido mais cedo que Boluarte nomeasse um chefe de gabinete "fora de seu entorno", com o objetivo de enviar uma mensagem de unidade nesta reta final de seu mandato, que termina em julho de 2026.

"Precisamos de um gabinete de unidade nacional (...) É hora de incorporar outras figuras de diferentes partidos políticos ou independentes que deem maior estabilidade ao país", declarou o chefe do Parlamento aos jornalistas.

ljc/vel/dga/am

Tópicos relacionados:

governo peru politica

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay
OSZAR »